ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Governador Valadares (MG-Brasil)

A segunda fundação de Presença Escolápia no Brasil se deu em Governador Valadares, no ano de 1952, quando o arcebispo de Diamantina, D. Serafim Gomes Jardim, ofereceu aos escolápios a direção do colégio Ibituruna. Em 1953, iniciou-se uma nova comunidade religiosa nesse colégio, formada pelos religiosos Pe. Francisco Orcoyen, Pe. Teodoro Araiz, Pe. Jesus M. Perea e Irmão João Odria. O Pe. Eulálio Lafuente Elorz se incorporou em julho de 1953, assumindo a direção e sendo o primeiro reitor da comunidade religiosa do Ibituruna.

Governador Valadares – MG

No ano de 1958, por meio da ação social desenvolvida, Padre Eulálio funda o Grupo Gente Nova – GGN, para atender de forma mais organizada às famílias carentes do morro do Carapina. Atividade que ganhou tamanha proporção, que se transformou a frente de trabalho Itaka Escolápios, com sede própria e uma infraestrutura muito bem montada no bairro Santa Helena, ao lado da Comunidade São José de Calasanz. Atualmente, o Centro Social compartilha o espaço com a prefeitura, atendendo crianças da Educação Infantil.

No ano de 1974, os escolápios, através do Padre Eulálio, assumem a Paróquia de Nossa Senhora das Graças. As capelas das comunidades, conhecidas como capelas polivalentes, serviam de sala de aula durante a semana e, aos sábados e domingos, viravam templo para as missas com o povo.

No ano de 2009, iniciou-se o primeiro grupo de discernimento rumo à Fraternidade Escolápia. E, aos poucos, a missão escolápia começou a funcionar em chave de presença, como um todo, abraçada pelos religiosos e, progressivamente, pelos colaboradores leigos mais compromissados com o carisma de Calasanz.

A Presença Escolápia conta com uma equipe composta por religiosos e leigos (Equipe de presença), que se reúne semanalmente, com objetivo de favorecer a integração das obras e plataformas de missão, articulando a vida escolápia, em sintonia com as linhas do Capítulo Provincial. Atualmente, a leiga Maria Izabel é responsável pela coordenação dessa equipe

A comunidade religiosa Santa Doroteia conta hoje com três religiosos de Votos Solenes (Pe. José Luis, Pe. Alex de Sousa e Pe. Alexandre Ribeiro), ordenados, e um religioso de Voto Simples (Ir. Jardel Machado). Esses acompanham toda a realidade da missão escolápia, sejam as obras: colégio, paróquia e centro social (incluindo casa lar); as plataformas de missão: Fraternidade, Itaka Escolápios, Pastoral Vocacional, Movimento Calasanz e Juventude Escolápia; e as pastorais da paróquia e colégio. Tem como principal desafio: potencializar as atividades da Pastoral Vocacional e do Movimento Calasanz, com destaque para a revitalização da juventude escolápia, que tem se fortalecido como pequenos grupos articulados com as comunidades eclesiais e obras.

A Fraternidade Escolápia, religiosos e leigos, impulsionam as seguintes prioridades de ação pastoral: Projeto Família Solidária, Pastoral da Escuta, Projeto de Reforço Escolar e Campanha Alimentando Sonhos. Destaca-se como desafio a preocupação em fortalecer a identidade e identificação com as Escolas Pias por parte dos fraternos e a compreensão do que significa ser corresponsável pela missão escolápia, como leigo escolápio.

A Paróquia Escolápia Nossa Senhora das Graças é composta por sete comunidades (Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Conceição, São José de Calasanz, Bom Pastor e Santa Efigênia), atendendo também às Comunidades Educativas do Colégio Ibituruna e do Centro Social Itaka Escolápios. Tem como prioridade o trabalho pastoral nos âmbitos da: juventude, família, Igreja acolhedora e missionária, ação social e formação de agentes.

O colégio Ibituruna, parte do Sistema Escolápio de Educação, tem como missão: “Evangelizar educando crianças, adolescentes e jovens, preferentemente carentes, e suas famílias, integrando fé e cultura, seguindo a inspiração de São José de Calasanz, para a transformação pessoal e da sociedade.” Atualmente, os serviços educativos oferecidos pela instituição vão desde a Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio), Pré-vestibular, Tempo complementar e Arena Calasanz.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Centro Social têm o seu reconhecimento na Política de Assistência Social e da Criança e do Adolescente. Desde a Rede Itaka – Escolápios, temos alguns caminhos que nos orientam, criando assim uma uniformidade de nossas ações. As áreas de missão compartilhadas institucionalmente em Itaka-Escolápios em nossa Presença GV são:

• Centro Social
  • Trabalhos voluntários com a Juventude Escolápia
  • Casa Lar
  • Participação ativa na Campanha de Solidariedade da Rede
  • Programa Jovem Aprendiz
  • Projeto de Reforço Escolar

Paróquia Escolápia Nossa Senhora das Graças - Facebook/ Instagram/ YouTube

Centro Social São José de Calasanz - Facebook/ Instagram/ YouTube

Colégio Escolápio Ibituruna - Facebook/ Instagram/ Site/ LinkdIn/ TikTok/ YouTube

EAC

Juventude Escolápia GV