ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Casas lares, residências, internatos

Casas lares, residências, internatos

Casa Lar - um espaço de transformação e resgate

A Casa Lar abrange um projeto de acolhimento escolápio para crianças e adolescentes que, pelas situações contempladas na Lei (Estatuto da Criança e do Adolescente*), não têm condições de morar com a própria família. Constitui um modelo e exemplo na região de Governador Valadares (BR) e conta com uma equipe multidisciplinar que faz funcionar, com qualidade, o processo de acolhida. Junto com as mães sociais, atuam a psicóloga, assistente social, direção do Centro Social e outros.

O ideal definido pela Lei prevê a volta da criança/adolescente para a própria família, como primeira opção; a segunda, caso não seja possível a primeira, é a adoção; a terceira consiste em ficar na Casa Lar até cumprir os 18 anos. Nesse caso, que é frequente, a Equipe Multidisciplinar prepara o acompanhamento do/a jovem de dezoito anos e providencia uma profissão, emprego e possibilidades de aluguel de moradia. Esse acompanhamento inclui atendimento pessoal posterior, para ajudar na inserção social da comunidade.

A Vara da Criança e do Adolescente é a que decide quem será abrigado na Casa Lar.  

* O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA foi promulgado em 1990, sendo uma enorme conquista e resultado de muito trabalho de profissionais e movimentos que lutavam pela proteção e prioridade da criança e do adolescente nas políticas públicas.

Residências para Estudos Superiores de Cochabamba

A residência Itaka – Escolápios Cochabamba, funcionando desde 2007 somente para homens, se transformou no ano de 2019, para oferecer um processo de acompanhamento educativo a jovens, homens e mulheres, durante a etapa de estudos universitários ou superiores.

As residências universitárias apoiam e acompanham a jovens, a maior parte procedente de Anzaldo e Cocapata, enquanto realizam estudos superiores na cidade de Cochabamba. Além de oferecer moradia, com um custo baixo, também se prestam como espaços e tempos para o encontro, acompanhamento e orientação durante sua estadia na residência. As duas se encontram perto da Paróquia de São Rafael e contam com quartos compartilhados, ambientes para o estudo com internet e computadores, ambientes para reuniões, lazer, além da cozinha e refeitório.

A convocatória se realiza a cada ano nos colégios e internatos de Anzaldo e Cocapata. Neste momento, estão morando nas residências 8 meninos e 16 meninas. 

Residências Estudantis Rurais (Internatos)

As residências estudantis rurais, normalmente chamadas de internatos, oferecem a crianças e adolescentes, que moram em comunidades rurais distantes de outras escolas, a possibilidade de realizar seus estudos obrigatórios nos nossos colégios, oferecendo para eles um espaço seguro, com todos os serviços básicos e o acompanhamento de educadores.

Nossos internatos de Anzaldo e Cocapata, com mais de 100 estudantes em cada um, garantem o cuidado e acompanhamento de cada estudante, cuidando de suas necessidades fundamentais (alimentação, higiene, saúde...) e ajudando-lhes a render da melhor forma possível nos estudos e na sua formação integral.

Com uma experiência de 30 anos, as famílias de Anzaldo e Cocapata sempre se mostraram agradecidas pelo serviço educativo que realizam os nossos internatos, sendo instituições reconhecidas e muito bem avaliadas pelos serviços sociais de Cochabamba, assim como pelos respetivos governos municipais.

Related Articles

Centros educativos

Centros educativos

Paróquias Escolápias

Paróquias Escolápias

Image
Escolápios Brasil
Rua Ildefonso Alvin, 131 - Nova Floresta Belo Horizonte/MG - Brasil - CEP: 31140-270
secretariaprovincial@escolapios.org.br
55 (31) 3444-1955

Newsletter