ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Casas lares, residências, internatos

Casa Lar - um espaço de transformação e resgate

A Casa Lar abrange um projeto de acolhimento escolápio para crianças e adolescentes que, pelas situações contempladas na Lei (Estatuto da Criança e do Adolescente*), não têm condições de morar com a própria família. Constitui um modelo e exemplo na região de Governador Valadares (BR) e conta com uma equipe multidisciplinar que faz funcionar, com qualidade, o processo de acolhida. Junto com as mães sociais, atuam a psicóloga, assistente social, direção do Centro Social e outros.

O ideal definido pela Lei prevê a volta da criança/adolescente para a própria família, como primeira opção; a segunda, caso não seja possível a primeira, é a adoção; a terceira consiste em ficar na Casa Lar até cumprir os 18 anos. Nesse caso, que é frequente, a Equipe Multidisciplinar prepara o acompanhamento do/a jovem de dezoito anos e providencia uma profissão, emprego e possibilidades de aluguel de moradia. Esse acompanhamento inclui atendimento pessoal posterior, para ajudar na inserção social da comunidade.

A Vara da Criança e do Adolescente é a que decide quem será abrigado na Casa Lar.

* O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA foi promulgado em 1990, sendo uma enorme conquista e resultado de muito trabalho de profissionais e movimentos que lutavam pela proteção e prioridade da criança e do adolescente nas políticas públicas.

Residências para Estudos Superiores de Cochabamba

A residência Itaka – Escolápios Cochabamba, funcionando desde 2007 somente para homens, se transformou no ano de 2019, para oferecer um processo de acompanhamento educativo a jovens, homens e mulheres, durante a etapa de estudos universitários ou superiores.

As residências universitárias apoiam e acompanham a jovens, a maior parte procedente de Anzaldo e Cocapata, enquanto realizam estudos superiores na cidade de Cochabamba. Além de oferecer moradia, com um custo baixo, também se prestam como espaços e tempos para o encontro, acompanhamento e orientação durante sua estadia na residência. As duas se encontram perto da Paróquia de São Rafael e contam com quartos compartilhados, ambientes para o estudo com internet e computadores, ambientes para reuniões, lazer, além da cozinha e refeitório.

A convocatória se realiza a cada ano nos colégios e internatos de Anzaldo e Cocapata. Neste momento, estão morando nas residências 8 meninos e 16 meninas.

Residências Estudantis Rurais (Internatos)

As residências estudantis rurais, normalmente chamadas de internatos, oferecem a crianças e adolescentes, que moram em comunidades rurais distantes de outras escolas, a possibilidade de realizar seus estudos obrigatórios nos nossos colégios, oferecendo para eles um espaço seguro, com todos os serviços básicos e o acompanhamento de educadores.

Nossos internatos de Anzaldo e Cocapata, com mais de 100 estudantes em cada um, garantem o cuidado e acompanhamento de cada estudante, cuidando de suas necessidades fundamentais (alimentação, higiene, saúde...) e ajudando-lhes a render da melhor forma possível nos estudos e na sua formação integral.

Com uma experiência de 30 anos, as famílias de Anzaldo e Cocapata sempre se mostraram agradecidas pelo serviço educativo que realizam os nossos internatos, sendo instituições reconhecidas e muito bem avaliadas pelos serviços sociais de Cochabamba, assim como pelos respetivos governos municipais.